Síndrome do irmão do meio

                                           

Até um tempo não sabia que tinha estudo sobre esse assunto, na verdade nem era falado sobre. Sempre diziam que eles eram rebeldes, gostava de chamar atenção e ciumentos. 

Essa síndrome ocorre quando os filhos do meio se sentem menos importante que os demais irmãos, e não recebem atenção suficiente dos pais. Por isso tentam chamar atenção dos pais tem baixa autoestima chegando a ter crise de identidade. 

Obs.(Fato que quase todos os irmão do meio tentam aprovação do pais e se esforçam para não decepcionar seus pais) 
(Eu por exemplo sempre consulto meus pais antes de tomar minhas decisões e até depois de casada quando engravidei fiquei com medo da reação da minha mãe, quem contou foi meu esposo.)

 Pois é eu me encaixo perfeitamente nos estudos. De acordo com o psicólogo Mauro Godoy o filho do meio tem a tendência de ser menos problemático, aprendendo a cuidar de si com maior rapidez. 

Obs.( Também me encaixo nessa parte ,estava sempre aprendendo uma coisa nova seja um artesanato, cozinhar que quando se esta aprendendo não sai perfeito fiz muitos bolos solados com cheiro de ovo , alguns alimentos sem sal enfim até aprender e a minha mãe nunca provava, de cara achava um defeito por um lado foi bom sempre tentava melhorar até ela provar minha comida. Hoje ela adora meus bolos macarrão sempre quer que eu faça o molho, entre outras coisas. Mas confesso seria bom se ela provasse e fala- se da próxima vez tenta fazer assim, gastaria menos ingredientes. Rsrs... )

Os irmãos mais velhos tende a ser mais conservadores e obedientes digamos que é dado como o exemplo para o demais já o caçula sempre vai ser o bebezinho da mamãe e do papai, não é dado responsabilidade a ele sempre quando faz algo de errado os pais afirma “é criança tadinho não sabe o que faz” “não sabe fazer ainda” “não pode fazer é muito novo”. E está ai o erro! 

A psicóloga Alice Macêdo acredita que os pais não tomem partido e respeitem as diferentes personalidade deles evitando rótulos e comparação. 

Os pais tem que ensinar a negociar e não tomar partido desse modo eles irão propiciar , futuramente a experiência positiva de um convívio saudável em qualquer outro ambiente. Vantagens de ser o irmão do meio: Essas criança se sente estimulada a ir atrás do que precisam e desejam, tornando mais fortes mais independentes mais determinadas.

Quer saber de algo mais interessante e que pode servir de inspiração para você que também é irmão do meio! 

A Psicóloga Catherine Salmon e a jornalista Katrin Schumman comprovaram o sucesso dos filhos do meio. Vejamos alguns bem sucedidos que foram e são irmãos do meio... Tony Blair, Bill Gates , Nelson Mandela , Martin Luther King entre alguns outros. 



Para comprovar que os filhos do meio podem se tornar , na verdade os membros mais brilhantes da família. Portanto corra atrás dos seus sonhos não deixem as pessoas te rotularem, você sabe o que quer, onde quer ir e onde quer chegar! 



Eu aprendi e estou aprendendo cada dia mais a ser autossuficiente não precisar de reconhecimento e nem de aprovação. 

Bom a muito tempo queria falar sobre isso e expor esse sentimento chegou o dia e venci mais essa etapa! 

Espero que tenham ajudado!


Beijoss até a próxima! 


2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei este post kkkkkkkkkk, ainda mais porque eu sou uma irmã do meio! Realmente a gente passa boa parte buscando atenção ou aprovação, mas acho que tenho feito tipo um exercício mental pra parar de fazer isso, porque na maioria das vezes só gera desentendimento com os outros irmão, sem contar com o eterno complexo de inferioridade...

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir